segunda-feira, 10 de agosto de 2015



Desemprego vs Mercado de Trabalho - Parte 1
Matheus Rogériosegunda-feira, 10 de agosto de 2015


Desemprego 

"O desemprego é a situação de falta de emprego." - Desemprego | Wikipédia, a enciclopédia livre

Conforme progredimos tecnologicamente e avançamos na linha do tempo, o desemprego vêm aumentando e formando problemas sociais alarmantes. Não são poucos os artigos que encontramos na internet, que falam sobre isso. A Folha de São Paulo, fez a seguinte publicação hoje:

"As demissões cresceram tanto neste ano que trabalhadores de São Paulo esperam até três meses para fazer a homologação da rescisão do contrato de trabalho e assim conseguir receber seus direitos e os documentos necessários para acessar o seguro-desemprego e o FGTS". - Trabalhadores demitidos esperam até 3 meses para receber direitos | Folha de S. Paulo

O Problema vêm do progresso corrente da instabilidade financeira e o avanço da tecnologia. Empresas automobilísticas por exemplo, estão sendo automatizadas cada vez mais. Se na época eram necessários milhares de homens para fazer 10 carros por hora, hoje é necessário 10 Homens para fazerem mais de 80 carros por minuto.

Mercado de Trabalho

Mercado de trabalho associa aqueles que oferecem força de trabalho àqueles que a procuram, num sistema típico de mercado onde se negocia a fim de determinar os preços e as quantidades a transacionar. O seu estudo procura perceber e prever os fenômenos de interação entre estes dois grupos tendo em conta a situação econômica e social do país, região ou cidade. Nesse contexto, pode-se incluir as ofertas de trabalho relacionadas às empresas públicas, de economia mista, privadas, pessoas físicas, entre outras, com suas normas para remuneração, benefícios, carreira, condutas e a aptidão dos profissionais que desejam ingressar nestas. - Mercado de Trabalho | Wikipédia, a enciclopédia livre

Ironicamente, o mercado de trabalho necessidade de mais empregadores competentes e dedicados. Já adicionamos alguns artigos aqui, de como aprimorar a empresa, como o TOP 5 | Aprimorar sua empresa - Parte 1. O interessante nesses artigos, é a necessidade de uma equipe competente e dedicada.

O problema

Jovens são criativos, de fato. Entretanto, desde a criação do 'Bolsa Família', muitos jovens utilizaram de esperteza e deixaram de estudar e alcançar um emprego digno, para se divertir. Com o passar do tempo, logo percebem que não agiram racionalmente, porém, já se torna tarde de mais para voltarem atrás.  Como contratar então, pessoas sem competências profissionais?

Neste caso ocorre o desequilíbrio nacional; onde os estados mais dedicados e preparados, ultrapassam os estados menos preparados. Por falta de recursos e graças ao clico causado pela má distribuição de recursos e a falta de dedicação dos jovens.

              - Qual a solução deste problema?
              - Em quanto tempo podemos resolver isso?

Esperamos o próximo artigo.


Categoria(s) : ,
Matheus Rogério Diretor de Planejamento Cursou administração, marketing, planejamento, gestão de pessoal, manutenção e designer.
Google + e Facebook